Temporais com queda de granizo provocam alagamentos e destelhamentos; FOTOS

Temporais com queda de granizo provocam alagamentos e destelhamentos
Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Publicado por: Redação
Texto: Caroline Borges, Gabriel Guimarães e Patrícia Silveira/g1 SC/NSC TV

Ao longo do dia há risco de chuva volumosa, com rajadas de vento e enxurradas. Principais ocorrências estão no Vale do Itajaí e Oeste.

Novos temporais em Santa Catarina causaram estragos entre o fim da noite de quinta (16) e madrugada desta sexta-feira (17). Cidades do Oeste e Vale do Itajaí foram as principais afetadas, com alagamentos, queda de árvores e destelhamentos. Também houve queda de granizo em algumas áreas do estado.

Em Blumenau e Rio do Sul, o nível dos rios subiu e cidades vivem situação de enchente. Em Florianópolis, uma casa de madeira desabou por conta do grande volume de chuva no bairro Agronômica. Já em Lages, na Serra, uma casa foi atingida por um deslizamento de terra.

As rodovias estaduais e federais também estão interdições nesta manhã. O caso mais grave ocorre na BR-470, em Ibirama, onde a queda de barreira deixou os dois sentidos bloqueados (veja as lista das rodovias bloqueadas mais abaixo).

O mau tempo é causado pela influência de uma frente fria e o fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica. Há risco de novos temporais e chuva volumosa, com rajadas de vento e enxurradas ao longo do dia.

Vale do Itajaí
Em Brusque, diversas ruas amanheceram alagadas. Um contêiner que possivelmente foi levado pela força da água foi avistado no Rio Itajaí-Açu. O equipamento colidiu com a ponte e, quando a água baixou, ele passou. Os órgãos de segurança da região foram informados.

Oeste de SC 
Em Mondaí, por volta das 22h de quinta, uma tempestade com granizo causou estragos em cinco imóveis. No total, foram distribuídos cerca de 180 metros quadrados de lona.
Em Xanxerê, também houve queda de granizo. O temporal, que ocorreu entre o fim da noite de quinta e durou toda a madrugada desta sexta, destelhou casas e um posto de combustível, além de provocar queda de 30 árvores. A BR-282 e a SC-155 na cidade também ficaram interditadas na madrugada.

Em Caibi, por volta das 23h, uma árvore caiu na SC-283 e obstruiu totalmente o trecho da rodovia. O eucalipito de approximadamente 10 metros foi cortado para liberar o trânsito.

Rodovia estaduais interditadas 

  1. BR-282: km 277 (São José do Cerrito) – Registro de alagamento. Trânsito em meia pista; km 296 (Vargem) – Registro de queda de barreira. Em monitoramento.
  2. BR-470: km 111 (Ibirama) – Registro de queda de barreira. Trânsito totalmente interditado; km 150 (Agronômica) – Alagamento na pista. Trânsito totalmente interditado.
  3. BR-280: km 98, 101, 102 e 105 (Serra de Corupá) – Trânsito com SIGA e PARE ou meia pista por causa de obras emergenciais.
Compartilhe este conteúdo
WhatsApp
Facebook
Telegram