Criciúma celebra aniversário de 144 anos de colonização

Criciúma celebra aniversário de 144 anos de colonização
Foto: ND+/Reprodução
Publicado por: Redação
Texto: Eduarda Salazar/Cecom/PMC

Pontapé inicial para as celebrações será o Culto de Ação de Graças, nesta quinta-feira (4), às 19h30

Criciúma, a maior cidade do Sul de Santa Catarina, celebra 144 anos de colonização neste sábado (6). O pontapé inicial para as celebrações será nesta quinta-feira (4), com o Culto de Ação de Graças na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada no centro de Criciúma, às 19h30. No sábado (6), acontecerá a Missa de Celebração na Catedral São José, às 08h, seguida pelo tradicional corte do bolo de aniversário, na Praça Nereu Ramos.

“São 144 anos de uma história de união de diversos povos que desbravaram nossa terra e deram início ao desenvolvimento de Criciúma. Essa cidade, fundada em 1880 pelos primeiros imigrantes que chegaram nesse solo, é palco de transformações sociais e econômicas. A extração do carvão contribuiu para o desenvolvimento do município. Agora, após 144 anos, a cidade caminha em paços largos para um futuro mais sustentável e tecnológico”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

As comemorações alusivas ao aniversário vem acontecendo desde novembro de 2023, paralelas às inaugurações realizadas durante os 98 anos de emancipação político-administrativa de Criciúma. Na ocasião, foram entregues os seguintes equipamentos: as obras de revitalização da Praça do Congresso, na região central, o Mirante Municipal Realdo Santos Guglielmi, a pavimentação asfáltica da rua Antônio Pavan, o ginásio de esportes da EMEB Ludovico Coccolo, no bairro São Luiz, e os novos equipamentos espaciais para o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc². Todos os investimentos fazem parte do Programa Acelera Criciúma, que garantirá mais de 200 novas obras programadas e licitadas para o município até o final de 2024.

Confira a programação:

4 de janeiro (quinta-feira):
19h30 – Culto de Ação de Graças na Igreja Evangélica Assembleia de Deus (Rua Duque de Caxias, 9 – Centro)

6 de janeiro (sábado):
08h – Missa e Corte do Bolo na Catedral São José (Rua Santo Antônio, bairro Centro)

Compartilhe este conteúdo
WhatsApp
Facebook
Telegram