Com a presença do governador, Bairro da Juventude inaugura Centro Lúdico de Inovação e Criatividade

Foto: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus
Publicado por: Redação
Texto: Rafaela Custódio/Portal Engeplus

“Para nós essa inauguração é um diferencial e um marco. É a maior obra realizada no Bairro da Juventude. Já estávamos pensando no futuro, ou seja, visualizando o que nossos alunos fariam após deixar o Bairro da Juventude. Estamos realizando um sonho. Muitas pessoas ajudaram e estamos emocionados por ver um sonho realizado”, comentou o presidente do Conselho Deliberativo do Bairro da Juventude, José Altair Back. Após se formar no curso profissionalizante do Bairro da Juventude, os alunos serão atendidos no Clic.

O governador ressaltou a importância do Clic para a sociedade. “Ciência, tecnologia e inovação são necessidades diárias.  As coisas evoluem com tanta velocidade que o que era semana passada hoje já não é mais na tecnologia. Então, eventos como esse que preza por inovação precisamos aplaudir e é isso que vim fazer aqui. O Governo do Estado tem parceria na execução dessa obra. Não tenho dúvida de que nós vamos ajudar muito a qualificação profissional”, afirmou Mello.

O deputado federal Daniel Freitas ressaltou que quem investe no Bairro da Juventude investe no futuro de muitas crianças. “Eles terão a oportunidade de participar do mercado de trabalho com naturalidade. Com muita alegria inauguramos um ambiente como esse. Muitos empregos passam a existir a partir de agora. A tecnologia e inovação fazem parte do presente, mas também do futuro”, destacou.

Já a deputada federal, Geovânia de Sá, comentou que investir na educação não é custo. “Investir em educação é retorno garantido, esse é o melhor investimento. E o investimento no presente preparando para o futuro. São 1.600 crianças atendidas, é um investimento nas crianças mais vulneráveis. Esse é o maior exemplo de união da iniciativa privada e o poder público”, observou.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina, Ricardo Guidi, também participou da inauguração. “A sociedade criciumense veste a camisa do Bairro da Juventude e, por isso, ele é tão importante, pois está mudando a vida de milhares de jovens carentes da nossa cidade. Estamos à disposição para trabalhar com o Bairro da Juventude”, contou.

O presidente da Acic observou que a união de esforços da iniciativa privada e órgãos públicos ajuda a educação. “No passado falávamos que saúde, educação e segurança pública era problema do Estado, mas não é só do Estado, é de todos nós. Na Acic estamos trabalhando em conjunto e participamos e apoiamos desses projetos. Temos alguns eixos e o primeiro é educação básica e profissionalização. Estamos muito bem na área da educação”, ponderou.

Sobre o nome 
De acordo com o consultor criativo do Bairro, Diego Piovesan, todo o trabalho feito na construção, tanto da plataforma de marca, quanto do nome, foi pautado pela colaboração e cocriação dos grupos que fazem o Bairro da Juventude acontecer. “Unimos vozes de alunos, professores, funcionários, comunidade e demais integrantes do ecossistema de inovação local em workshops de sensibilização e cocriação. Criamos juntos os valores, as diretrizes e possibilidades para o nome do local. Após escolhermos dois nomes que mais tinham alinhamento com a proposta, fizemos uma nova apresentação para grupos maiores dentro da Instituição e chegamos a escolha do nome”, esclareceu Piovesan.

Compartilhe este conteúdo
WhatsApp
Facebook
Telegram