Centro de Controle e Operação é inaugurado em Criciúma

Publicado por: Ronie
Fonte: PMC

O Governo de Criciúma inaugurou nesta segunda-feira (10) o Centro de Controle e Operação (CCO). Localizada na sede da Defesa Civil, a estrutura faz parte do Plano Municipal de Segurança Escolar, que visa prevenir incidentes como furtos, vandalismos e atos de violência, deixando o ambiente escolar mais seguro para os estudantes, professores e funcionários. O evento contou com a presença do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, de autoridades municipais, representantes de forças de segurança, bem como da deputada federal Geovania de Sá.

“O novo CCO será o coração pulsante da segurança escolar da nossa cidade. Investimos para aprimorar o ambiente das escolas, beneficiando os nossos meninos e meninas, além de todos os profissionais que atuam nas unidades. Essa estrutura será referência para Santa Catarina e para o país. Criciúma, mais uma vez, demonstra que o Brasil que dá certo, começa aqui. Temos escolas boas e, agora, mais seguras”, comentou Salvaro.

De acordo com o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes, a nova ferramenta é um serviço contínuo que, também, será utilizado pelas forças de segurança. “O sistema é integrado, o que significa que as equipes da prefeitura, através da CCO, terão acesso em tempo real às imagens que serão conectadas ao sistema da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros”, explicou.

Em sua fala, o secretário do Comitê de Governança de Criciúma, Tiago Pavan, apresentou o Plano Municipal de Segurança Escolar ao público. O documento está disponível no site da Prefeitura de Criciúma

avan enfatizou algumas ações implementadas pela Administração Municipal. “O primeiro passo para garantir a segurança em uma instituição escolar é identificar os riscos aos quais os alunos, professores, funcionários e demais membros da comunidade escolar estão expostos”, destacou.

CCO de Criciúma
O CCO é uma unidade interna localizada na Defesa Civil de Criciúma, equipada com 18 telas de 65 polegadas, que monitoram 264 câmeras estrategicamente instaladas nos arredores das mais de 60 escolas do município.

O sistema oferece monitoramento, em tempo real, e tem o objetivo de fornecer suporte em diversas situações. Além disso, as escolas contam com circuitos fechados de TV (CFTV) e sensores de presença com alarmes, que já foram instalados para monitoramento e vigilância patrimonial.

Todas as instituições de ensino, tanto públicas como privadas, podem ter suas câmeras monitoradas em tempo real pelo CCO, desde que atendam aos requisitos estabelecidos pela Defesa Civil de Criciúma.

Estruturas escolares
Durante a solenidade de inauguração da estrutura, Salvaro autorizou, ainda, a contratação imediata da instalação de concertinas (barreira de segurança) nas escolas municipais, totalizando 18 mil metros. As obras terão início no Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Cassemiro Potrikus e na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Marechal Rondon.

Compartilhe este conteúdo
WhatsApp
Facebook
Telegram